OBJETIVO 2


OBJETIVO CENTRAL 2
Incentivar os membros da comunidade educativa a serem agentes ativos na dinâmica de atividades de leitura dinamizadas/propostas pela Biblioteca Escolar.


I. Leituras de (En)Canto  


Descrição: Encontros de leitura mensais, subordinados a uma temática e envolvendo leitores da comunidade educativa, em que e se associa a leitura de diferentes géneros literários a diversas vertentes artísticas (música, canto, dança, declamação, dramatização) de outubro a maio
Participantes: Alunos de todos os níveis de ensino, docentes, pessoal não docente, pais/encarregados de educação e famílias, parceiros
Data: 2018/2019, 2019/2020
Responsáveis: Equipas do projeto Lei@rte e da Biblioteca Escolar

Parcerias: Academia de Artes de Chaves, Associação Indieror, Ent'Artes - Escola de Dança, Escola Profissional de Chaves, Grupo Coral Canto Alegre, Grupo Pontas Soltas, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Núcleo de Chaves da Amnistia Internacional, Universidade Sénior Rotary Clube de Chaves.

Ver mais aqui


II. Biblioteca em Movimento

Descrição: Disponibilização de recursos para empréstimo domiciliário em vários espaços das escolas do AE, com a colaboração dos monitores da biblioteca.
Participantes: Monitores das bibliotecas

Data: Ao longo do ano letivo, quinzenalmente
Responsáveis: Equipa da Biblioteca



III. Ação de formação para pais e famílias

Descrição: "As histórias fazem mal às crianças" - Sessão de esclarecimento sobre a leitura para pais e famílias do pré-escolar e 1.º ciclo, orientada pela psicóloga escolar, Dr.ª Antónia Chaves.
Participantes: cerca de 30 assistentes (pais, familiares e docentes do pré-escolar e 1.º ciclo.
Data: 23 de novembro de 2018.
Responsáveis: Professoras bibliotecárias, educadoras e docentes titulares de turma.

Parcerias: Psicóloga escolar.
- Ver Notícia 


IV. Das 9h às 17h | 8 horas a Ler!  

Descrição: Maratonas de leitura, a realizar uma vez por período em cada biblioteca, alargando-se progressivamente a todas as escolas do AE, envolvendo a comunidade educativa.
Participantes: Alunos de todos os níveis de ensino, docentes, pessoal não docente, pais/encarregados de educação e famílias, parceiros

Data: 2018/2019 e 2019/2020

Responsáveis: Equipas do projeto Lei@rte e da Biblioteca Escolar

Parcerias: Academia de Artes de Chaves, Associação Indieror, Ent'Artes - Escola de Dança, Escola Profissional de Chaves,Grupo Coral Canto Alegre, Grupo Pontas Soltas, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Núcleo de Chaves da Amnistia Internacional, Universidade Sénior Rotary Clube de Chaves

Ver mais aqui

V. Semana da Leitura - Ver mais aqui

1. Apanhados a Ler

Descrição: Os elementos da comunidade educativa são convidados a captar registos fotográficos de pessoas "apanhadas" a ler, em situações/contextos diversos. Posteriormente, é organizada uma exposição física ou virtual.

Participantes: Alunos, docentes, pessoal não docente, comunidade educativa
Data: 2018/2019, 2019/2020, 2020/2021
Responsáveis: Equipas do projeto Lei@rte e da Biblioteca Escolar



2. Ementa Literária


Descrição: Os alunos da EB Dr. Francisco Gonçalves Carneiro e da ES Dr. António Granjo são convidados a recriarem a ementa prevista para a Semana da Leitura, recorrendo a títulos e autores do espólio das bibliotecas escolares.
Participantes: Alunos monitores e outros
Data: 2018/2019, 2019/2020, 2020/2021
Responsáveis: Equipas do projeto Lei@rte e da Biblioteca Escolar

Parcerias: Serviços de Ação Social Escolar (SASE)


Sem comentários:

Enviar um comentário