2018-2023

O projeto Lei@rte insere-se no Programa aLer+ 2027, iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL 2027) e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). 

Selecionado e apoiado financeiramente pela RBE, está em implementação desde o ano letivo 2018/2019.

As atividades propostas visam a promoção da vertente artística associada às múltiplas formas de leitura e escrita, potenciando a oferta formativa do Agrupamento (Curso de Artes Visuais) e o envolvimento ativo da comunidade educativa.

Os três grandes objetivos deste projeto são:

Objetivo 1

Objetivo 2

Objetivo 3

Associar a leitura e a escrita a outras formas de expressão para o desenvolvimento de múltiplas literacias (leitura, digital, média, visual,...).


Incentivar os membros da comunidade educativa a serem agentes ativos na dinâmica de atividades de leitura dinamizadas/propostas pela Biblioteca Escolar.

Promover, do pré-escolar ao secundário, a leitura literária, científica e dos média em diferentes contextos, nomeadamente curricular, ocupação de tempos livres e autónomos.


DIVULGAÇÃO

2018/2019

  - Rádio "Chaves FM"


 OBJETIVO CENTRAL 1Associar a leitura e a escrita a outras formas de expressão para o desenvolvimento de múltiplas literacias (leitura, digital, média, visual,...)


I. LetrArte

Descrição: Atividade dirigida a alunos de todos os níveis de ensino que consiste na criação de narrativas visuais a partir de textos/obras de tipologias e temáticas diversas e na criação de textos a partir de representações visuais/outras linguagens artísticas, numa vertente inter e transdisciplinar de trabalho colaborativo com recurso a ferramentas digitais diversas.
Participantes: média de 150 alunos por ano
Data: anos letivos 2018/2019, 2019/2020, 2020/2021
Responsáveis: Professoras bibliotecárias, docentes de todos os níveis de ensino e áreas disciplinares

 - Outras informações 


   1. Criação de narrativas visuais a partir de textos/ obras


Descrição: Leitura autónoma do conto "A Noite de Natal de Sophia de Mello Breyner Andresen e criação de livros-objeto. A mostra dos produtos finais ocorreu na sessão de dezembro da atividade "Leituras de (En)canto". Posteriormente, os alunos de Artes, numa sessão com uma turma de 8.º ano que leu a obra, apresentaram os conceitos dos seus livros-objeto.
Participantes: alunos do 11.ºD e 8.ºD
Data: novembro e dezembro de 2019
Responsáveis: Professora bibliotecária, docente da disciplina de Desenho

Ver mais aqui


   2. Criação de de textos a partir de representações visuais/ outras linguagens artísticas

Descrição: No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem elaboraram trabalhos gráficos e organizaram uma exposição. As turmas e encarregada de educação envolvidas visitaram a exposição, selecionaram uma das imagens e escreveram um texto.
Participantes: alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem e das turmas dos 8.ºB, 10.ºB, 10.ºC, 10.ºB e 11.ºC, encarregados de educação
Data: Outubro/novembro de 2018
Responsáveis: Professora bibliotecária, docentes do Centro de Apoio à Aprendizagem e das disciplinas de Espanhol, Inglês e Português

Ver mais aqui

II.  Criação de uma biblioteca digital 

Descrição: Disponibilização, através do programa Calibre, de uma biblioteca digital com publicações em vários formatos.
Participantes: Departamentos curriculares
Data: iniciada em 2019
Responsáveis: Equipa da biblioteca escolar



III. Encontros com escritores/ilustradores 



Descrição: Encontros com escritores, ilustradores e outros, com leitura e análise das respetivas obras num trabalho de apoio ao currículo das diferentes áreas curriculares.
Participantes: Todos os alunos do Agrupamento
Data: desde 2018/2019
Responsáveis: Equipa da biblioteca, docentes das diferentes áreas disciplinares, Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Chaves (GTBEC) 

Ver mais aqui

IV. Participação na iniciativa "Miúdos a Votos: Qual o livro mais Fixe?"

Descrição: Iniciativa que concilia leitura e cidadania, numa articulação entre a biblioteca, os professores titulares de turma / diretores de turma e área de cidadania e desenvolvimento, desde o 1.º ao 12.ºano. Os alunos apresentam propostas de livros candidatos, dinamizam campanhas pelos candidatos e participam no ato eleitoral.
Participantes: cerca de 800 alunos dos diferentes níveis de ensino, considerando as diferentes fases (proposta de candidatos, dinamização da campanha e votação)
Data: desde 2018/2019
Responsáveis: Equipa da biblioteca
Parcerias: Junta de Freguesia

Ver mais aqui

OBJETIVO CENTRAL 2Incentivar os membros da comunidade educativa a serem agentes ativos na dinâmica de atividades de leitura dinamizadas/propostas pela Biblioteca Escolar.


I. Leituras de (En)Canto  


Descrição: Encontros de leitura mensais, subordinados a uma temática e envolvendo leitores da comunidade educativa, em que e se associa a leitura de diferentes géneros literários a diversas vertentes artísticas (música, canto, dança, declamação, dramatização) de outubro a maio
Participantes: Alunos de todos os níveis de ensino, docentes, pessoal não docente, pais/encarregados de educação e famílias, parceiros
Data: 2018/2019, 2019/2020
Responsáveis: Equipas do projeto Lei@rte e da Biblioteca Escolar

Parcerias: Academia de Artes de Chaves, Associação Indieror, Ent'Artes - Escola de Dança, Escola Profissional de Chaves, Grupo Coral Canto Alegre, Grupo Pontas Soltas, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Núcleo de Chaves da Amnistia Internacional, Universidade Sénior Rotary Clube de Chaves.

Ver mais aqui


II. Biblioteca em Movimento

Descrição: Disponibilização de recursos para empréstimo domiciliário em vários espaços das escolas do AE, com a colaboração dos monitores da biblioteca.
Participantes: Monitores das bibliotecas

Data: Ao longo do ano letivo, quinzenalmente
Responsáveis: Equipa da Biblioteca



III. Ação de formação para pais e famílias

Descrição: "As histórias fazem mal às crianças" - Sessão de esclarecimento sobre a leitura para pais e famílias do pré-escolar e 1.º ciclo, orientada pela psicóloga escolar, Dr.ª Antónia Chaves.
Participantes: cerca de 30 assistentes (pais, familiares e docentes do pré-escolar e 1.º ciclo.
Data: 23 de novembro de 2018.
Responsáveis: Professoras bibliotecárias, educadoras e docentes titulares de turma.

Parcerias: Psicóloga escolar.
- Ver Notícia 


IV. Das 9h às 17h | 8 horas a Ler!  

Descrição: Maratonas de leitura, a realizar uma vez por período em cada biblioteca, alargando-se progressivamente a todas as escolas do AE, envolvendo a comunidade educativa.
Participantes: Alunos de todos os níveis de ensino, docentes, pessoal não docente, pais/encarregados de educação e famílias, parceiros

Data: 2018/2019 e 2019/2020

Responsáveis: Equipas do projeto Lei@rte e da Biblioteca Escolar

Parcerias: Academia de Artes de Chaves, Associação Indieror, Ent'Artes - Escola de Dança, Escola Profissional de Chaves,Grupo Coral Canto Alegre, Grupo Pontas Soltas, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Núcleo de Chaves da Amnistia Internacional, Universidade Sénior Rotary Clube de Chaves

Ver mais aqui

V. Semana da Leitura - Ver mais aqui

1. Apanhados a Ler

Descrição: Os elementos da comunidade educativa são convidados a captar registos fotográficos de pessoas "apanhadas" a ler, em situações/contextos diversos. Posteriormente, é organizada uma exposição física ou virtual.

Participantes: Alunos, docentes, pessoal não docente, comunidade educativa
Data: 2018/2019, 2019/2020, 2020/2021
Responsáveis: Equipas do projeto Lei@rte e da Biblioteca Escolar



2. Ementa Literária


Descrição: Os alunos da EB Dr. Francisco Gonçalves Carneiro e da ES Dr. António Granjo são convidados a recriarem a ementa prevista para a Semana da Leitura, recorrendo a títulos e autores do espólio das bibliotecas escolares.
Participantes: Alunos monitores e outros
Data: 2018/2019, 2019/2020, 2020/2021
Responsáveis: Equipas do projeto Lei@rte e da Biblioteca Escolar

Parcerias: Serviços de Ação Social Escolar (SASE)



OBJETIVO CENTRAL 3: Promover, do pré-escolar ao secundário, a leitura literária, científica e dos média em diferentes contextos, nomeadamente curricular, ocupação de tempos livres e autónomos.

I. Aplicação do referencial Aprender com a Biblioteca Escolar  

1 - Episódios da História de Portugal 


Descrição: Atividade de articulação entre a Biblioteca Escolar e as disciplinas de HGP, Português e Educação Visual que consiste na produção de podcasts com a recriação de momentos marcantes da história portuguesa para divulgação no blogue Episódios da História de Portugal.
Participantes: 2 turmas do 6.ºano/40 alunos
Data: ano letivo 2018/2019
Responsáveis: Equipa da biblioteca e professores de HGP, Português e Educação Visual

Ver mais aqui


II. Fórum de Leitura "À Roda do Livro"

Descrição: Projeto de articulação com a disciplina de português, que consiste
na organização de fóruns destinados à apresentação oral e apreciação crítica de obras, divulgadas no blogue https://rodadolivroaeag.blogspot.com/
Participantes: turmas dos 2.º e 3.º ciclos
Data: anos letivos 2018/2019, 2019/2020, 2020/2021
Responsáveis: Professoras bibliotecárias e professoras de Português

III. Clube de Poesia


Descrição: Grupo constituído por alunos do 3.º ciclo e secundário (com participação de alunos dos outros agrupamentos de escolas da cidade), que, em reuniões quinzenais, leem e criam poesia. Dos textos criados, foram organizadas 3 revistas ("O Outro Lado"), uma delas em suporte digital. Os elementos do grupo participam, através da declamação de poemas da sua autoria, na atividade "Leituras de (En)canto.
Participantes: Alunos do 3.º ciclo e secundário
Data: De 2018 a junho de 2020
Responsáveis: Professora bibliotecária e monitora da BE Joana Gomes
Parcerias: Ex-aluna Ema Lavrador
Ver mais aqui


IV. Concurso de Book Trailers

Descrição: Concurso de book trailers, com o principal objetivo de dinamizar e promover a leitura e a utilização de ferramentas  digitais. Após a divulgação, são dinamizadas sessões formativas sobre  book trailers e a  ferramenta MovieMaker nas turmas inscritas.
Participantes: Alunos dos 2.º e 3.º ciclos e secundário
Data: 2018/2019 e 2019/2020
Responsáveis: Equipa da Biblioteca, docentes de Português e de Artes Visuais
Parcerias: Associação Indieror, escritor local Manuel Araújo; ex-aluna Ema Lavrador (estudante universitária na área de cinema)

Ver mais aqui




Sem comentários:

Enviar um comentário