OBJETIVO 1


 OBJETIVO CENTRAL 1Associar a leitura e a escrita a outras formas de expressão para o desenvolvimento de múltiplas literacias (leitura, digital, média, visual,...)


I. LetrArte

Descrição: Atividade dirigida a alunos de todos os níveis de ensino que consiste na criação de narrativas visuais a partir de textos/obras de tipologias e temáticas diversas e na criação de textos a partir de representações visuais/outras linguagens artísticas, numa vertente inter e transdisciplinar de trabalho colaborativo com recurso a ferramentas digitais diversas.
Participantes: média de 150 alunos por ano
Data: anos letivos 2018/2019, 2019/2020, 2020/2021
Responsáveis: Professoras bibliotecárias, docentes de todos os níveis de ensino e áreas disciplinares

 - Outras informações 


   1. Criação de narrativas visuais a partir de textos/ obras


Descrição: Leitura autónoma do conto "A Noite de Natal de Sophia de Mello Breyner Andresen e criação de livros-objeto. A mostra dos produtos finais ocorreu na sessão de dezembro da atividade "Leituras de (En)canto". Posteriormente, os alunos de Artes, numa sessão com uma turma de 8.º ano que leu a obra, apresentaram os conceitos dos seus livros-objeto.
Participantes: alunos do 11.ºD e 8.ºD
Data: novembro e dezembro de 2019
Responsáveis: Professora bibliotecária, docente da disciplina de Desenho

Ver mais aqui


   2. Criação de de textos a partir de representações visuais/ outras linguagens artísticas

Descrição: No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem elaboraram trabalhos gráficos e organizaram uma exposição. As turmas e encarregada de educação envolvidas visitaram a exposição, selecionaram uma das imagens e escreveram um texto.
Participantes: alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem e das turmas dos 8.ºB, 10.ºB, 10.ºC, 10.ºB e 11.ºC, encarregados de educação
Data: Outubro/novembro de 2018
Responsáveis: Professora bibliotecária, docentes do Centro de Apoio à Aprendizagem e das disciplinas de Espanhol, Inglês e Português

Ver mais aqui

II.  Criação de uma biblioteca digital 

Descrição: Disponibilização, através do programa Calibre, de uma biblioteca digital com publicações em vários formatos.
Participantes: Departamentos curriculares
Data: iniciada em 2019
Responsáveis: Equipa da biblioteca escolar



III. Encontros com escritores/ilustradores 



Descrição: Encontros com escritores, ilustradores e outros, com leitura e análise das respetivas obras num trabalho de apoio ao currículo das diferentes áreas curriculares.
Participantes: Todos os alunos do Agrupamento
Data: desde 2018/2019
Responsáveis: Equipa da biblioteca, docentes das diferentes áreas disciplinares, Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Chaves (GTBEC) 

Ver mais aqui

IV. Participação na iniciativa "Miúdos a Votos: Qual o livro mais Fixe?"

Descrição: Iniciativa que concilia leitura e cidadania, numa articulação entre a biblioteca, os professores titulares de turma / diretores de turma e área de cidadania e desenvolvimento, desde o 1.º ao 12.ºano. Os alunos apresentam propostas de livros candidatos, dinamizam campanhas pelos candidatos e participam no ato eleitoral.
Participantes: cerca de 800 alunos dos diferentes níveis de ensino, considerando as diferentes fases (proposta de candidatos, dinamização da campanha e votação)
Data: desde 2018/2019
Responsáveis: Equipa da biblioteca
Parcerias: Junta de Freguesia

Ver mais aqui



Sem comentários:

Enviar um comentário